quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Vergonha de ser portuguesa?

Hoje, eu e uns colegas, estávamos a discutir estas eleições e eu disse aquela que é a mais pura das verdades. Estas eleições são uma palhaçada e sinceramente não acho que nenhum candidato seja adequado para governar este país. No meio da conversa fizeram-me a seguinte pergunta. "Ah, então tens vergonha de ser portuguesa?"
Ora bem, aquela pergunta deu-me que pensar e fiquei chocada comigo própria por ter demorado tanto tempo a responder. Acabei por responder um "não sei" porque não pensei o suficiente.
Agora, que andei a remoer isto o dia todo, encontrei uma reposta. Se tenho vergonha de ser portuguesa? Epá, também não exageremos, claro que não tenho vergonha de ser portuguesa, sei reconhecer que este país teve grandes homens que se sobressaíram não só a nível histórico, como a nível literário e musical. Sei reconhecer aqueles que são os Grande Portugueses e sei apreciar a nossa cultura. Posso dizer que aquilo que mais aprecio na nossa cultura é o Fado. Não há música como a nossa nem há cantores como os grandes fadistas que além de cantarem com a voz, cantam com a alma. A nível literário, tivemos os grandes poetas como Camões e Fernando Pessoa que para mim são Os grandes poetas.
Por isso, não, não tenho vergonha de ser portuguesa.
Agora, se tenho vergonha dos nossos políticos que só fazem mal ao país? Tenho, tenho vergonha e tenho pena que este país esteja a regredir cada vez mais. Já não há esperança, principalmente nos dias de hoje, e cada vez mais vai piorar.

Dizem que os jovens são o futuro do país. Da maneira como isto está, daqui a uns anos já não há jovens porque mal podem põem-se a andar daqui para fora para ter melhores condições de vida...

1 comentário:

  1. Olá querida!
    Quanto ao teu post bastante interessante, eu não tenho vergonha de ser portuguesa... mas como sabes, tive que sair do país porque não tinha emprego, e porque tinha e tenho ambição a nível de carreira. É vergonhoso eu ter estado numa faculdade pública, subsidiada pelo estado... e quando foi altura de arranjar emprego... foi para esquecer. Foram dos piores meses da minha vida!
    Quando me mudei para Inglaterra, até tive que escolher o meu emprego, devido a várias propostas.
    Isto sim, é vergonhoso!
    Quanto a perspectivas de voltar? Claro que sinto falta de estar com a minha família... mas tão cedo não volto a viver em Portugal!

    Beijinhos

    ResponderEliminar